Imprensa

11/06/2014
Obter matéria em pdf »

Em ano de Copa do mundo, brasileiros homenageiam o País e os jogadores registrando seus filhos com o nome deles

Levantamento da proScore aponta que no Brasil há pessoas com o nome do País e de jogadores nacionais e estrangeiros de destaque

Homenagear pessoas famosas e conhecidas colocando o nome nos filhos é algo frequente no mundo inteiro. Normalmente, em anos de Copa do Mundo, muitos brasileiros homenageiam o craque em destaque. A poucos dias do jogo de abertura da Copa do Mundo no Brasil, a proScore, Bureau de Informação e Análise de Crédito, Hosting e Soluções Customizadas, fez um levantamento de brasileiros que tem nome de jogadores de futebol que estiveram em equipes campeãs mundiais. O levantamento foi feito a partir de uma base de 180 milhões de CPFs de todo o Brasil.

O apelido do maior jogador de todos os tempos, Pelé, só há uma pessoa no País que utiliza este como nome, desde a estreia do jogador em copas do mundo, em 1958. Já Edson Arantes do Nascimento, existem 55 brasileiros. Pessoas cujo apelido Pelé aparece em alguma parte do nome existem 49 em todo o País. "Pelé virou uma marca registrada, não podendo ser utilizado. Essa é uma das razões da baixa incidência no primeiro nome", diz Mellissa Penteado, CEO da proScore.

Roberto Rivelino, tricampeão em 1970, tem mais de 20 brasileiros registrados em que Rivelino é o primeiro nome. O jogador alemão Franz Beckenbauer, campeão por seu país em 1974, tem 17 pessoas no Brasil a partir daquele ano.

Na copa de 1982, em que o fantástico time brasileiro foi derrotado pela Itália com 3 gols de Paolo Rossi, 33 brasileiros foram registrados com este nome. Em 1986, foi o ano do argentino Maradona, onde 31 brasileiros foram batizados como Maradona da Silva, a partir daí. O levantamento da proScore mostrou ainda que existem 26 Diego Armando Maradona acrescidos do sobrenome da família registrados após 1986.

Cláudio Taffarel, que foi goleiro titular do Brasil durante três copas, tem o seu sobrenome utilizado como nome próprio por mais de 100 brasileiros como por exemplo "Tafarel da Silva". Todos nascidos entre 1990 e 1994, os anos das primeiras copas do goleiro.

Uma das curiosidades do levantamento da proScore são as pessoas que decidem batizar seus filhos homenageando o País. São 2.034 brasileiros chamados Brasil, sendo 5 mulheres. Em 1950, ano em que a copa foi realizada em nosso País, foram registradas 50 pessoas com nome Brasil. Em 1958, ano do primeiro título brasileiro foram 34 registros; em 1962, no segundo título, mais 28 brasileiros batizados de Brasil; e em 1970, no tricampeonato, 17 pessoas registradas. "Vê-se pelo decréscimo do nome Brasil ao longo das copas do mundo, que as pessoas foram substituindo a homenagem donome do país pelo dos jogadores. Algo que tem relação com a forte valorização dos atletas", aponta a CEO da proScore.

Outra curiosidade é a palavra Brasil de traz para frente, Lisarb. "Existem 125 brasileiros chamados Lisarb, sendo 103 só mulheres", conta Mellissa. Brasileiro e Brasileira também é nome próprio, para o primeiro tem 71 homens e para o segundo, 40 mulheres com estes nomes no Pais.

Em um ranking por região, a campeã em utilizar uma das quatro variações Brasil, Libarb, Brasileiro e Brasileira é a região Sul, com 1.178 nomes. Deste total, no Rio Grande do Sul estão 997 casos. O segundo do ranking é a região Sudeste, com 634 ocorrências; região Centro Oeste em seguida com 315 nomes; região Norte vem depois com 95; e Nordeste, com 48.

Sobre a proScore:

A proScore Tecnologia da Informação Ltda é um bureau de informação e análise de crédito especialista no tratamento de informações de diversas fontes com objetivo de desenvolver soluções customizadas com foco no negócio do cliente, como consultas para tomada de decisão de crédito e cobrança, decisão personalizada (score neural), tratamento e enriquecimento de bases de dados e outras soluções segmentadas com qualidade, segurança e agilidade tecnológica.

A empresa atua há 14 anos no mercado de desenvolvimento de software e prestação de serviços de tecnologia da informação e é a única do segmento 100% nacional. A proScore trata e fornece informações de qualidade que são utilizadas nos mais diferentes segmentos em que atua.